Japão

Toyota redistribui produção para novas regiões

14/1/2025

A Toyota Motor, anunciou planos de reorganizar sua produção doméstica até 2030, transferindo parte da fabricação da região de Tokai (Shizuoka, Aichi, Gifu e Mie), no centro do Japão, para Tohoku (Akita, Aomori, Fukushima, Iwate, Miyagi e Yamagata) e Kyushu (Fukuoka, Kagoshima, Kumamoto, Miyazaki, Nagasaki, Ōita, Saga), no norte e sul do país. A mudança visa enfrentar a escassez de mão de obra jovem e os riscos de desastres naturais, além de apoiar a produção de veículos elétricos (VEs).

Atualmente, Tokai concentra 2,2 milhões dos 3 milhões de veículos fabricados anualmente pela Toyota no Japão. A reestruturação reduzirá esse número para 1,8 milhão, enquanto Tohoku e Kyushu passarão de 400 mil para 600 mil veículos cada.

A redistribuição deve criar empregos e atrair investimentos nas novas regiões, além de fortalecer a produção de peças localmente, diminuindo a dependência de suprimentos de Tokai.

Tohoku é responsável pela produção de modelos compactos como o Yaris Cross e o Aqua, enquanto Kyushu fabrica SUVs e sedãs da marca Lexus. Já Tokai se tornará um polo tecnológico, focado em veículos elétricos e baterias de última geração.

A reorganização será finalizada com base nas condições do mercado de VEs, mas destaca o compromisso da Toyota em manter sua meta de 3 milhões de veículos fabricados no Japão anualmente.

Fonte: Japan News / Imagem: TOYOTA MOTOR CORPORATION

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K. - V1.2

To Top